Dia 12 tem oficina de pandeiro na Guarda do Embaú
A pandeirista, professora e pedagoga Janete de Almeida vai comandar o "Empandeiramento Coletivo"
No dia 12 de julho, às 9h30min, o Instituto Casa Nobre (ICN) realiza uma oficina de pandeiro na Guarda do Embaú. O “Empandeiramento Coletivo” é aberto ao público e será comandado pela pandeirista, professora e pedagoga Janete de Almeida.
Janete é moradora do Morro do Céu, em Florianópolis, e possui formação em Pedagogia pela UNINTER. Ela atua em rodas de choro e samba em diferentes locais do estado. Entre suas atividades, ela é pandeirista no Espaço Cultural Wagner Segura, na Roda de Choro Mulheril, Sufocus, Zé Mané, Estimada Beira-Mar e no grupo Felicia e Olariria.
A professora participou de aulas com o percussionista Fabrício Gonçalves entre 2018 e 2021 e frequentou a oficina cultural “Roda de Pandeiros”, idealizada por Osvaldo Pomar, contemplada pelo Edital Aldir Blanc 2021. Também participou da oficina “Som de Papel”, na qual fabrica instrumentos orgânicos, no Eco Parque de Gravatal.
Além disso, fez cursos de Percussão e integrou a Orquestra de Choro, ambos realizados pela Escola Livre de Artes da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, ministrados por Osvaldo Pomar.
Atualmente, Janete ministra aulas de choro no espaço cultural liderado por Wagner Segura, que também realiza aulas para mulheres em sua residência. Ela trabalha em projetos ligados ao choro e à percussão, com foco no empoderamento de mulheres na comunidade de Florianópolis, além de buscar parcerias para o projeto “Empandeiramento Feminino”.A aula é destinada a pessoas de todos os níveis de experiência. Quem tiver, pode levar seu pandeiro.
A atividade é gratuita, com contribuição voluntária sugerida de R$30. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (48) 98100-8879 (Ricardo Borges).



