Encontro ensina como usar a IA na atividade turística
Encontro do Programa de Qualificação Turística da Prefeitura de Palhoça foi realizado na Guarda do Embaú
A geração de conteúdo é uma das vantagens do uso da Inteligência Artificial no segmento turístico e como usá-la foi tema do encontro do Programa de Qualificação Turística da Prefeitura de Palhoça realizado na última quinta-feira (21) na Pousada Lululand, na Guarda do Embaú. Cerca de 20 empreendedores locais tiveram a oportunidade de conhecer os conceitos básicos, as oportunidades e os desafios no uso.
O jornalista da Prefeitura de Palhoça, Elizandro Duarte, explicou aos empreendedores que é possível fazer um planejamento de comunicação e utilizar a IA para a geração de conteúdo. A ferramenta, por exemplo, pode elaborar um plano completo a partir de um prompt, que são as orientações do que ela deve fazer.
A partir do plano, que deve ser revisado e adaptado a realidade de cada empreendimento, ainda é possível usar a IA para criar uma programação de postagens para redes sociais. Em se tratando de rede social, conforme ele destacou, é importante que haja uma regularidade nas postagens. Não é recomendado postar todos os dias durante um mês de depois ficar em longo período sem atualizações. “A IA está aí para ser uma ferramenta para ajudar o administrador do negócio”, destacou.
Segundo Elizandro, na construção da estratégia de comunicação, os empreendedores devem dar uma atenção para a criação de histórias que envolvam os turistas. “Devemos usar uma estratégia de storytelling, que é a capacidade de apresentar produtos e serviços através de histórias que marquem as pessoas. Histórias que têm a capacidade de emocionar, gera identificação e a gente consegue, através da contação, passar a nossa história”, disse.
E na comunicação, os empreendedores também devem levar em conta os atrativos da região, não se focando apenas no seu estabelecimento. “Para escrever uma história, devemos ter em mente que estamos escrevendo para uma pessoa. E no transcorrer dela, com uma linguagem simples, vamos apresentando os benefícios do negócio ou do serviço, usando uma boa imagem, que pode ser gerada pela IA, fechando o conteúdo com um convite para uma ação”, explicou.
Essa ação, pode ser a de a pessoa compartilhar o conteúdo com um amigo, ou de telefonar para perguntar quanto custa uma reserva. Nesse contexto, acrescentou, apresentar os pontos turísticos da região ajuda a envolver o público, pois apresenta a ela opções sobre o que tem para fazer no entorno do estabelecimento.
“O Programa de Qualificação Turística, iniciado em 2022, tem como objetivo abordar temas relevantes e com impacto direto nas empresas e nos profissionais do setor. Essa etapa que aconteceu na Guarda, com foco na Inteligência Artificial, foi muito positiva. Tivemos a possiblidade de apresentar ao público como essa tecnologia para beneficiar o segmento e, principalmente, mostrar que o uso da IA está ao alcance de todos os setores e nichos de mercado”, definiu a diretora executiva de eventos da Secretaria de Turismo, Mara Prim.
Confira dicas para produzir conteúdo:
- Apresentar a rotina do estabelecimento
- Explorar as datas comemorativas
- Falar sobre a localização geográfica
- Apresentar experiências disponíveis
- Fornecer dicas relevantes de viagens
- Destacar curiosidades da região
- Criar um calendário particular de promoções
- Usar fotos e vídeos de qualidade



